Educação para o trânsito

FMP/FASE E INSTITUTO TRIUNFO APRESENTAM EXPOSIÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Inédita no RJ, Brinquedos Órfãos conscientiza sobre o papel de cada um atrás do volante

Exposição apresenta brinquedos de vítimas da violência no trânsito



O Instituto Triunfo, a Liga Acadêmica de Trauma e Emergência da FMP/Fase e o Instituto Paz no Trânsito (Iptran) promovem de 24 a 28 de setembro a Semana de Educação para o Trânsito em Petrópolis. A iniciativa será realizada no campus da FMP/Fase e conta com apoio da faculdade, Detran/RJ e da Concer, como parte dos esforços em prol da segurança viária, dentro da Semana Nacional do Trânsito. O objetivo é conscientizar os jovens universitários e os visitantes sobre a responsabilidade de cada um ao volante.

Pela primeira vez no estado do Rio de Janeiro, a exposição Brinquedos Órfãos será realizada na cidade serrana. A proposta resgata, por meio de objetos infantis, histórias de crianças que perderam a vida em acidentes de trânsito. Aberta a visitas gratuitas no hall principal da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto, a iniciativa gera reflexão sobre possíveis consequências de atitudes imprudentes no trânsito. “A exposição tem uma linguagem visual delicada, mas choca por nos mostrar uma dura realidade que tentamos esquecer. As estatísticas assustam, afinal todos os dias morrem de 3 a 4 crianças no trânsito. Entretanto, mais que números é importante lembrar que são pessoas, famílias e sonhos”, comenta a Coordenadora de Projetos do Instituto Triunfo, Liza Valença.

Além da sensibilização do público, a programação tem também um caráter de construção de comportamentos positivos. A semana de atividades contará com um Talk Show na noite do dia 26/09, com a participação especial da equipe da Operação Lei Seca do Detran/RJ e com um técnico do Samu. O evento, mediado por uma psicóloga especialista em trânsito, reunirá jovens universitários para debater sobre experiências no trânsito, comportamentos de risco e como motoristas conscientes podem causar um impacto positivo na sociedade.

No dia 27/09, a partir das 14h, os visitantes poderão participar do curso “Oficina Sob Medida: Manutenção Básica de Veículos”, desenvolvido pela Escola Pública de Trânsito do Detran/RJ. O conteúdo inclui noções básicas sobre o funcionamento das partes mecânica e elétrica de veículos, a fim de que sejam identificados e solucionados problemas antes que causem riscos. A programação conta ainda com uma intervenção educacional, utilizando um veículo acidentado, com o objetivo de levar à reflexão sobre as situações que provocaram aquele desfecho.

A Semana Nacional do Trânsito é realizada desde 1997, sempre promovendo campanhas educativas para conscientizar a população sobre o papel de cada um na redução de acidentes. O tema deste ano é “Nós Somos o Trânsito”. A Concer reforça esta ideia e trabalha para reduzir o número de vítimas na estrada, contribuindo para um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, que busca reduzir pela metade o número de mortos e feridos no trânsito até 2020 em todo o mundo. Globalmente, os acidentes representam uma das principais causas de morte, sendo a primeira entre jovens na faixa etária de 15 a 29 anos.

Instituto Triunfo

O Instituto Triunfo promove o alinhamento entre a atuação social e o cotidiano das operações da Triunfo Participações e Investimentos. A entidade tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades que acolhem os negócios da Companhia através do apoio e da execução de projetos em três eixos estratégicos: Educação e Cidadania, Cultura e Proteção à Infância.


Serviço:

·         Exposição Brinquedos Órfãos - Entrada gratuita
Local: FMP Fase -Av. Barão do Rio Branco, 1003 - Centro, Petrópolis – RJ
Data: Entre 24 e 28 de setembro
Visitação guiada: Dia 24/09: das 17h30 às 21h30min
                                  De 25 a 27/09: das 9h30 às 13h30 e das 17h30 às 21h30min
Dia 28/09: das 9h30 às 13h30
                                
·         Talk Show
Local: FMP Fase – Auditório Prédio Anexo
Data: Dia 26/09 das 18h às 20h

·         Oficina Sob Medida: Manutenção básica de Veículos
Local: FMP Fase – Auditório Prédio Anexo
Data: Dia 27/09 das 14h às 18h

Inscrições para Talk show e Oficina Sob Medida: http://www.fmpfase.edu.br/extensao/


Fonte: Concer - 19/09/2018 às 00:00

Sede
Duque de Caxias
Rua Almirante Grenfall, 405
Vila São Luis - Duque de Caxias
Rio de Janeiro
CEP: 25085-135
Informações e
Emergências
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala ligar para:
Whatspp
Comunicação
Duque de Caxias
Serra
Itaipava - Juiz de Fora